Cinco são denunciados por golpe da falsa acompanhante em Naviraí

Investigação da Polícia Civil identificou esquema de extorsão com anúncios falsos na internet, ameaças às vítimas e pagamentos via Pix

Da Redação


A Polícia Civil concluiu a investigação sobre um esquema conhecido como “golpe da falsa acompanhante”, praticado a partir de anúncios publicados na internet. Cinco pessoas foram indiciadas e posteriormente denunciadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) pelo crime de extorsão praticada por duas ou mais pessoas.

O caso foi investigado pela Seção de Investigações Gerais da Delegacia Regional de Polícia de Naviraí (SIG/DRP) após uma vítima procurar a polícia e relatar que havia encontrado na internet o anúncio de uma suposta acompanhante.

Após iniciar uma conversa pelo WhatsApp, a vítima realizou um pagamento de R$ 300 via Pix. Ao procurar a mulher no endereço informado, porém, constatou que ela não estava no local e o serviço não foi realizado.

Ameaças após o pagamento

Na sequência, a vítima começou a receber mensagens de outro número telefônico. Segundo a investigação, o interlocutor dizia pertencer a um “comando”, afirmava possuir dados pessoais da vítima e fazia ameaças contra ela e seus familiares para exigir novos pagamentos.

Com medo, a vítima transferiu mais R$ 70, mas continuou sendo ameaçada.

Durante as diligências, policiais civis foram ao endereço utilizado no anúncio e descobriram que os moradores desconheciam a mulher anunciada. Um dos residentes informou ainda que outro homem já havia procurado anteriormente pela mesma pessoa naquele endereço, reforçando a suspeita de que o imóvel era utilizado como referência falsa no esquema.

Anúncios em MS, SP e RJ

A investigação apontou que o mesmo número telefônico usado no primeiro contato aparecia em anúncios publicados em diferentes cidades e associado a nomes e fotografias distintos.

Foram identificados perfis com anúncios em Naviraí e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul; Cosmópolis, em São Paulo; e Rio de Janeiro (RJ).

Os investigadores também identificaram vínculos entre números telefônicos, perfis utilizados nos anúncios e movimentações financeiras. Conforme a Polícia Civil, os dois pagamentos feitos pela vítima foram destinados à conta de um dos investigados.

O cruzamento dos dados permitiu estabelecer conexões entre os cinco envolvidos e os diferentes meios empregados no suposto esquema.

Ao final do inquérito, foram indiciados D.S.R., de 31 anos; V.S.P., de 27; I.S.G., de 28; J.S.P., de 31; e E.A.C., de 25 anos. Eles são investigados pela prática, em tese, de extorsão cometida por duas ou mais pessoas.

Após a conclusão do trabalho da Polícia Civil, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. A 3ª Promotoria de Justiça de Naviraí analisou os elementos reunidos durante a investigação e apresentou denúncia contra os cinco investigados.

Alerta da Polícia Civil

A Polícia Civil orienta que pessoas vítimas desse tipo de golpe não realizem novos pagamentos diante de ameaças. A recomendação é preservar mensagens, áudios, números telefônicos, comprovantes de transferências e outros registros das conversas e procurar imediatamente uma delegacia para registrar a ocorrência.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários