Quaest, 1º turno, votos válidos: Lula, 46%; Flávio, 45%; Cury, 3%; Renan, 3%; Caiado, 3%

Pesquisa divulgada neste sábado (3), véspera de 1º turno, foi encomendada pela Globo e pelo jornal O Globo. Margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Por G1


Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (3), véspera do primeiro turno das Eleições 2026, mostra uma disputa apertada pela Presidência da República. Considerando os votos válidos, o presidente Lula (PT) aparece com 46%, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) soma 45%.

A diferença de apenas um ponto percentual configura empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo a Quaest, os números também apontam para um provável segundo turno entre os dois candidatos.

Na sequência aparecem o escritor Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), todos com 3% dos votos válidos. Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Leonardo Avalanche (PRTB), Romeu Zema (Novo), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara Martins (UP) e Veterinário Wilson Grassi (Democrata) aparecem com 0%.

Os votos válidos consideram apenas aqueles destinados aos candidatos, excluindo votos brancos e nulos. Para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, é necessário obter mais da metade dos votos válidos.

Votos totais

No cenário que considera todos os entrevistados, incluindo indecisos, votos brancos e nulos e aqueles que afirmam que não irão votar, Lula registra 40%, contra 38% de Flávio Bolsonaro.

Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou de 39% para 40%, enquanto Flávio avançou quatro pontos, passando de 34% para 38%. Caiado, Renan Santos e Augusto Cury aparecem com 3% cada.

Os indecisos representam 3%, ante 5% anteriormente, enquanto 10% dizem que votarão em branco, anularão ou não irão votar.

Maioria afirma que voto é definitivo

A Quaest também avaliou o grau de decisão do eleitorado. Entre aqueles que declararam voto em algum candidato, 87% afirmam que a escolha é definitiva, enquanto 13% admitem a possibilidade de mudar até a votação.

Entre os eleitores de Lula, 92% dizem que a decisão é definitiva e 8% ainda podem mudar. No eleitorado de Flávio Bolsonaro, 89% consideram a escolha consolidada e 11% admitem mudança.

O grau de incerteza é maior entre os eleitores dos demais candidatos. Entre os apoiadores de Caiado, 25% podem mudar de voto; entre os de Renan Santos, o percentual chega a 34%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, Lula aparece com 35%, contra 32% de Flávio Bolsonaro.

Na rodada anterior, Lula tinha 31% e Flávio, 27%. Outros candidatos somam 9%, enquanto 17% permanecem indecisos e 7% declaram voto branco, nulo ou dizem que não irão votar.

Flávio tem 44% e Lula 42% em eventual segundo turno

A Quaest também simulou um eventual segundo turno entre os dois líderes da disputa. Nesse cenário, Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 44%, enquanto Lula registra 42%.

Outros 13% afirmam que votariam em branco, anulariam ou não compareceriam, e 1% permanece indeciso.

O levantamento analisou ainda a possível transferência dos votos dos demais candidatos. Entre os eleitores de Ronaldo Caiado, 43% indicam preferência por Flávio em um segundo turno e 19% por Lula. Entre os eleitores de Renan Santos, 60% migrariam para Flávio e 11% para Lula.

No eleitorado de Augusto Cury, 34% escolheriam Flávio Bolsonaro e 23% Lula, enquanto 41% indicam voto branco, nulo ou intenção de não votar.

Governo Lula tem 49% de desaprovação

A pesquisa também mediu a percepção dos entrevistados sobre o governo federal. Segundo a Quaest, 49% desaprovam o trabalho de Lula e 44% aprovam. Outros 7% não souberam ou não responderam.

Na avaliação do governo, 42% classificam a gestão como negativa, 33% como positiva e 23% como regular. Outros 2% não responderam.

Questionados sobre qual cenário político provoca mais medo, 43% citaram a reeleição de Lula e 40% apontaram a volta da família Bolsonaro ao poder. Outros 7% afirmam temer os dois cenários, enquanto 5% não têm medo de nenhum.

Sobre a pesquisa

Encomendado pela Globo e pelo jornal O Globo, o levantamento ouviu 3.702 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 3 de outubro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança informado é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02197/2026.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários