Cidades & Região / Nova Andradina
Espaço Tia Lú suspende atividades após denúncias em Nova Andradina
Relatos apontam supostos maus-tratos e condições inadequadas; Espaço Tia Lú afirma que colaborará com as autoridades
Da Redação
O Espaço Pedagógico Tia Lú, estabelecimento particular de Nova Andradina, anunciou a suspensão temporária das atividades após denúncias de supostos maus-tratos contra crianças e questionamentos sobre as condições de atendimento.
Imagens encaminhadas à imprensa mostram crianças deitadas sobre placas de EVA no chão, inclusive durante o descanso, além de pisos, paredes, berços e outras estruturas com sinais de desgaste. Também há registros de utensílios infantis próximos a produtos de limpeza.
Mensagens divulgadas nas redes sociais relatam supostos tapas, puxões de cabelo, apertões, banhos com água fria e crianças que teriam sido forçadas a comer. Há ainda questionamentos sobre higiene, condições dos berços e possíveis pendências trabalhistas envolvendo ex-funcionárias. As acusações deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Na sexta-feira (18), equipes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar estiveram no estabelecimento para averiguar as denúncias. O caso foi posteriormente encaminhado à Polícia Civil.
Imagens encaminhadas à imprensa mostram condições do espaço utilizado para atendimento das crianças - Fotos: Redes sociais
Documentos consultados apontam que o estabelecimento foi aberto em abril de 2022 e consta na REDESIM como inapto desde 17 de junho, por “omissão de declarações”. A situação cadastral, por si só, não significa necessariamente impedimento para o funcionamento da atividade.
O caso também provocou repercussão nas redes sociais e uma manifestação no centro de Nova Andradina, onde foi realizada a leitura de uma nota de repúdio.
Outro lado
O Espaço Pedagógico Tia Lú informa que tem interesse no integral esclarecimento dos fatos recentemente divulgados nas mídias sociais e noticiados pelos órgãos competentes.
A instituição sempre pautou suas atividades pelo respeito, cuidado e dignidade das crianças sob sua responsabilidade e está à inteira disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e colaborar com a apuração dos fatos.
Neste momento, por decisão própria, a instituição informa que suspenderá temporariamente suas atividades, enquanto são adotadas as providências necessárias para o esclarecimento da situação.
Por envolver crianças e fatos submetidos à apuração pelas autoridades competentes, o Espaço Tia Lu preservará a privacidade dos envolvidos e não se manifestará publicamente sobre aspectos específicos do caso.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!












