Hemosul adota novos critérios para doação de sangue em Mato Grosso do Sul

Mudanças reduzem prazos de inaptidão temporária, ampliam possibilidades de retorno de doadores e permitem doações por pessoas com mais de 70 anos em situações específicas

Da Redação


A Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul começou a aplicar novos critérios para doação de sangue definidos pelo Ministério da Saúde. As mudanças reduzem períodos de inaptidão temporária, alteram situações que antes impediam definitivamente a doação e ampliam a possibilidade de retorno de alguns candidatos.

Entre as principais alterações está a possibilidade de doadores de repetição com mais de 70 anos continuarem doando, desde que sejam considerados aptos após avaliação médica.

Também houve mudança para pessoas que residiram em países da Europa por mais de cinco anos. Essa condição, isoladamente, deixa de representar impedimento definitivo, permitindo que a maioria desses candidatos possa voltar a doar.

Algumas restrições, no entanto, permanecem em situações específicas previstas na regulamentação, como histórico de determinadas doenças, recebimento de hormônio de crescimento de origem humana, algumas transfusões realizadas em períodos definidos pela norma e determinados implantes de material biológico humano.

Prazos de espera são reduzidos

Os novos critérios também diminuem o intervalo necessário para doação em diversas situações.

Nos casos de gripe ou resfriado sem febre igual ou superior a 38°C, a doação poderá ocorrer três dias após o desaparecimento dos sintomas. Quando houver febre, o prazo será de duas semanas.

Para endoscopia, colonoscopia e procedimentos endoscópicos semelhantes, o período de inaptidão passa a ser de quatro meses.

No caso de tatuagem, micropigmentação, maquiagem definitiva e procedimentos semelhantes, o prazo será de sete dias quando houver comprovação de que foram realizados em condições sanitárias seguras. Sem essa comprovação, o período será de quatro meses.

A mesma regra vale para piercing corporal: sete dias quando o procedimento tiver sido realizado em condições seguras e comprováveis ou quatro meses quando essas condições não puderem ser avaliadas. Para piercing oral ou genital, a doação poderá ocorrer quatro meses após a retirada.

A regulamentação também atualizou critérios relacionados a procedimentos odontológicos, cirurgia laparoscópica e vacinação contra dengue e chikungunya, entre outras situações.

Regras começaram a valer em agosto

As mudanças estão previstas na Portaria GM/MS nº 11.685/2026, publicada em 2 de julho. Em Mato Grosso do Sul, os critérios definidos para esta etapa começaram a ser aplicados em 24 de agosto, conforme o Despacho nº 193/2026, da Gerência da Qualidade da Rede Hemosul, emitido no dia 17.

Outros critérios relacionados a doenças, medicamentos, cirurgias, procedimentos invasivos e demais alterações previstas na portaria ainda estão em análise técnica.

Enquanto não houver novas orientações, permanecem válidas nesses casos as regras previstas no Manual de Orientação do Triador (MOT) em vigor.

Orientações para os doadores

A Rede Hemosul reforça que a doação de sangue é necessária durante todo o ano, já que os hemocomponentes possuem diferentes prazos de validade e a demanda por transfusões é contínua.

Em Mato Grosso do Sul, o candidato deve estar em boas condições de saúde, descansado, hidratado e alimentado, além de atender aos critérios estabelecidos durante a triagem. Na Rede Hemosul, o peso mínimo considerado é de 51 quilos, sem desconto referente às roupas durante a pesagem.

Todos os candidatos passam por triagem clínica antes da coleta.

Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar mediante autorização assinada e apresentação da documentação exigida. Na Rede Hemosul, eles devem permanecer acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal durante o atendimento.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários