Cidades & Região / Mato Grosso do Sul
MS se destaca em mobilidade social e aposta na educação
Estado aparece entre os melhores do país em ascensão econômica e amplia ações de qualificação profissional
Da Redação
Mato Grosso do Sul está entre os estados com melhores indicadores de mobilidade social do país, segundo a edição de 2026 do Atlas da Mobilidade Social. O levantamento mostra que o Centro-Oeste tem a maior chance de ascensão econômica entre as regiões brasileiras, com índice de 2,86%.
Saica Floreal vê na formação profissional um caminho para ingressar no ensino superior - Foto: Divulgação
No Estado, 21,82% das pessoas oriundas da faixa intermediária de renda conseguem chegar, na vida adulta, ao grupo dos 25% mais ricos, resultado que coloca MS entre os cinco melhores do Brasil nesse indicador.
A educação profissional aparece como uma das ferramentas para ampliar essas oportunidades. Em Três Lagoas, Saica Floreal, que deixou a República Dominicana para morar com o pai, encontrou na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa novas perspectivas por meio do ensino médio integrado à formação profissionalizante.
“Esta escola proporciona muitas alternativas pra gente”, afirma a estudante, que pretende cursar Medicina ou Direito.
Outra aluna da unidade, Estefhany Clariany, faz curso técnico na área da saúde e também vê a qualificação como parte de seu projeto de vida. “O conhecimento é a base de tudo”, destaca.
Apesar dos indicadores positivos, especialistas apontam que as oportunidades ainda são distribuídas de forma desigual entre os municípios, especialmente na faixa de fronteira.
Em 2025, o rendimento domiciliar per capita de Mato Grosso do Sul chegou a R$ 2.454, acima da média nacional de R$ 2.316.
Para o governador Eduardo Riedel (PP), candidato à reeleição, o desafio é transformar crescimento econômico, educação e geração de empregos em oportunidades concretas para mais famílias.
Entre as ações estaduais estão o MS Supera, voltado à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade, e o MS Qualifica, destinado à formação profissional de trabalhadores.
“O desafio é fazer com que o lugar onde uma criança nasce determine cada vez menos as oportunidades que terá na vida adulta”, afirma Riedel.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!









