Cidades & Região / Nova Andradina
Nova Andradina se destaca na produção de amendoim, avalia Verruck
Município produziu cerca de 13,1 mil toneladas do grão em 2024 e também se destaca entre os principais produtores de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul
Da Redação
Nova Andradina vem ampliando a diversificação de sua produção agropecuária e se consolidando como um dos principais polos econômicos do Vale do Ivinhema. Dados do IBGE referentes a 2024 apontam que o município produziu aproximadamente 13.160 toneladas de amendoim.
O volume representa um avanço expressivo em relação a 2015, quando a produção municipal era de cerca de 120 toneladas. Em menos de dez anos, o cultivo deixou de ser residual e passou a ocupar espaço relevante na agricultura comercial.
Segundo o economista e doutor em Desenvolvimento Jaime Verruck, Nova Andradina integra o grupo de municípios responsáveis pela expansão do amendoim em Mato Grosso do Sul.
“A atividade representa uma alternativa para a diversificação produtiva e para a rotação de culturas”, afirmou.
Dados divulgados no início deste ano indicam que Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Inocência, Paranaíba e Angélica concentravam mais de 70% da produção e da área plantada de amendoim no estado.
A cana-de-açúcar também mantém forte participação na economia local. Com uma produção estimada em 4,14 milhões de toneladas em 2024, Nova Andradina aparece entre os principais municípios produtores dessa cultura em Mato Grosso do Sul.
Polo regional
Entre 2015 e o início de 2026, Nova Andradina ampliou sua posição como polo regional de serviços, agropecuária, agroindústria e cooperativismo. A economia local reúne atividades como pecuária, produção de soja, milho, cana-de-açúcar e amendoim, além dos setores comercial, industrial e de prestação de serviços.
A estrutura econômica do município também atende cidades vizinhas e contribui para a integração produtiva do Vale do Ivinhema.
“A posição regional e a conexão com importantes eixos rodoviários tornam o município estratégico para armazenagem, processamento agroindustrial e prestação de serviços”, avaliou Verruck.
Jaime Verruck é candidato a deputado federal pelo Republicanos. A candidatura foi confirmada durante convenção partidária realizada no sábado (1º).
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





