Cidades & Região / Mato Grosso do Sul
Cobertura vacinal contra gripe em MS está em 43,85% e SES faz alerta para população
Com a chegada do frio e o aumento dos casos de doenças respiratórias, Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da vacinação para evitar internações e mortes
Luis Gustavo, Da Redação*
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul alertou a população sobre a baixa cobertura vacinal contra a gripe no Estado, que atualmente está em apenas 43,85%, percentual considerado insuficiente para garantir a proteção coletiva da população.
O alerta ocorre em um período de maior circulação de vírus respiratórios, favorecido pelas temperaturas mais baixas do outono e do inverno. Segundo a SES, ambientes fechados e com pouca ventilação contribuem para a disseminação da Influenza e de outras doenças respiratórias.
Dados do boletim epidemiológico apontam que Mato Grosso do Sul já registrou 3.523 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com internação em 2026. Entre os casos confirmados de Influenza, foram contabilizados 525 registros, sendo 378 de Influenza A e 147 de Influenza B. O Estado também confirmou 67 mortes relacionadas à doença neste ano.
A SES destaca que a vacinação continua sendo a principal medida para prevenir complicações, hospitalizações e óbitos causados pela gripe. O Ministério da Saúde também reforça que a imunização é a estratégia mais eficaz para reduzir casos graves da doença, especialmente entre grupos mais vulneráveis.
Além da vacina, autoridades de saúde recomendam medidas preventivas, como higienização frequente das mãos, manutenção de ambientes ventilados, adoção da etiqueta respiratória e uso de máscara em caso de sintomas gripais.
Entre os municípios sul-mato-grossenses com melhores índices de vacinação estão Japorã, com 75,09% de cobertura, Vicentina, com 71,70%, e Jateí, com 64,88%. Apesar dos resultados positivos nessas localidades, a maior parte dos municípios ainda está distante da meta recomendada pelas autoridades de saúde.
A orientação é que quem ainda não recebeu a dose da vacina procure a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização. Em um cenário de aumento das doenças respiratórias, especialistas reforçam que a vacinação segue sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves, internações e mortes por gripe. *Com informações da SES.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






