Cidades & Região / Mato Grosso do Sul
Onda de calor coloca Mato Grosso do Sul em alerta vermelho por risco à saúde
Inmet prevê temperaturas até 5°C acima da média por mais de cinco dias; alerta se estende a estados do Sul até sábado (25)
Da Redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho — nível máximo de severidade — para uma onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul e outros estados do Sul do país. O aviso, que indica grande perigo à saúde, está em vigor desde domingo e segue até as 18h de sábado (25).
No território sul-mato-grossense, o fenômeno afeta principalmente a faixa oeste, com destaque para o município de Corumbá. A área sob alerta se estende ainda por Santa Catarina, Paraná e alcança o noroeste do Rio Grande do Sul, incluindo cidades como Frederico Westphalen.
De acordo com o Inmet, o grau de severidade do alerta está relacionado ao risco direto à saúde da população. A previsão indica temperaturas até 5°C acima da média climatológica por um período superior a cinco dias consecutivos, condição que pode provocar desidratação, insolação e agravamento de doenças.
Previsão para a semana
Entre os dias 20 e 27 de abril, a tendência é de temperaturas máximas próximas aos 30°C no início da semana, com leve declínio ao longo dos dias, especialmente na Região Sul. Em Mato Grosso do Sul, o tempo segue predominantemente estável, com baixa probabilidade de chuvas e ocorrência apenas de pancadas isoladas.
Enquanto isso, a Região Sul apresenta maior instabilidade. Em Santa Catarina, há previsão de chuva fraca, enquanto o Paraná deve registrar tempo firme e seco. Já no Rio Grande do Sul, a aproximação de um sistema de baixa pressão pode provocar temporais, com possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo, principalmente nos primeiros dias da semana.
O oeste gaúcho pode acumular mais de 100 milímetros de chuva, além de ventos entre 40 e 60 km/h, o que reforça o cenário de atenção para eventos climáticos severos.
Cenário nacional
Além da onda de calor no Centro-Sul, o Inmet também aponta áreas de instabilidade em outras regiões do país. Uma extensa faixa que vai do Acre ao Ceará pode registrar chuvas intensas, atingindo estados como Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí.
Na Região Norte, os maiores volumes são esperados no oeste do Amazonas e em Roraima. Já no Nordeste, há previsão de acumulados de até 100 milímetros em pontos isolados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Apesar disso, o Centro-Oeste segue com condições mais estáveis. No norte de Mato Grosso, podem ocorrer chuvas de até 40 milímetros, enquanto em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, a tendência é de tempo seco, com raras pancadas rápidas e isoladas.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





