Policial / Polícia
Carnaval 2026 registra queda expressiva nos índices de criminalidade em MS
Dados da Sejusp apontam redução em roubos, furtos, crimes sexuais e violência doméstica durante o período festivo
Da Redação
O Carnaval de 2026 apresentou redução significativa nos índices de criminalidade em Mato Grosso do Sul. Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) e comparam as ocorrências registradas entre 13 e 17 de fevereiro deste ano com o mesmo período das festividades em 2025, realizadas entre 28 de fevereiro e 4 de março.
Entre os principais indicadores, os roubos de celulares tiveram queda de 56,25%, passando de 16 para 7 registros. Já os furtos de aparelhos celulares reduziram 39,62%, caindo de 53 para 32 ocorrências.
Nos crimes envolvendo veículos, os furtos apresentaram redução de 21,74%, passando de 46 para 36 casos. O roubo de veículos foi a única modalidade com leve aumento, saindo de três para quatro registros.
Os crimes sexuais também apresentaram retração significativa. Os casos de estupro diminuíram 53,49%, enquanto a importunação sexual registrou queda de 41,67%, passando de 12 para 7 ocorrências.
Na violência doméstica, houve redução de 25,37%, com 303 registros em 2026 contra 406 no ano anterior. Entre os crimes patrimoniais, o estelionato apresentou a maior queda percentual: 58,27%, com redução de 127 para 53 casos.
O número de homicídios dolosos permaneceu estável, com três ocorrências em ambos os períodos analisados. Já os homicídios culposos no trânsito tiveram redução de 50%, caindo de quatro óbitos em 2025 para dois em 2026. As ocorrências de tráfico de drogas também apresentaram diminuição de 9,76%, passando de 41 para 37 registros.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






