Brasil recebe primeira remessa de antídoto contra intoxicação por metanol

Ministério da Saúde inicia distribuição de 2,5 mil unidades de fomepizol, priorizando estados com maior número de casos

Luis Gustavo, Da Redação*


O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), a primeira remessa do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de pacientes intoxicados por metanol — substância que tem sido ingerida junto com bebidas alcoólicas adulteradas e produzidas de forma clandestina. O lote contém 2,5 mil unidades do medicamento, sendo 1,5 mil destinadas à distribuição imediata.

 

O estado de São Paulo, que concentra o maior número de ocorrências, será o principal beneficiado nesta etapa inicial, com o recebimento de 288 unidades. As demais doses serão encaminhadas a Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

 

Segundo o ministério, o envio continuará nesta sexta-feira (10), alcançando todo o país, inclusive estados que ainda não notificaram casos às autoridades sanitárias. Outras mil ampolas permanecerão armazenadas em estoque estratégico da pasta.

 

Em nota, o órgão explicou que a distribuição considerou dados demográficos oficiais do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do número de casos comunicados por cada região. Os estados poderão solicitar novas remessas conforme a evolução da demanda.

 

Alternativa de tratamento

Além do fomepizol, o etanol farmacêutico também pode ser usado no tratamento da intoxicação por metanol. O produto, que deve ser administrado exclusivamente por profissionais de saúde e sob prescrição médica, pode ser aplicado mesmo antes da confirmação laboratorial da contaminação.

 

A pasta informou ainda que receberá 12 mil ampolas de etanol farmacêutico doadas pela empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. Essas unidades se somarão às 4,3 mil já distribuídas aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). *Com informações da Agência Brasil.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários