Vigilância em tempo real reforça combate à criminalidade em Mato Grosso do Sul

Sistema de câmeras integrado à Infovia Digital já auxilia na prevenção de crimes, recuperação de veículos e reforça sensação de segurança em MS

Luis Gustavo, Da Redação*


A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul tem contado com um aliado cada vez mais importante na preservação da ordem pública: o sistema de videomonitoramento. A iniciativa, viabilizada pela Infovia Digital, representa um marco no uso da tecnologia em favor da segurança e já mostra resultados práticos no combate à criminalidade e na prevenção de ocorrências em todo o Estado.

 

O projeto foi possível graças a investimentos do Governo do Estado, que, seguindo a diretriz do governador Eduardo Riedel, apostou na modernização tecnológica como ferramenta de gestão. “Uma Parceria Público-Privada (PPP) de fibra ótica foi essencial para a construção de uma infraestrutura digital robusta, conectando todos os municípios com alta capacidade de redundância. A rede alcança 1.517 prédios públicos, incluindo escolas, órgãos de segurança e unidades de saúde”, destacou Riedel, durante evento realizado na semana passada em São Paulo (SP).

 

Atualmente, o sistema conta com 123 câmeras do tipo PTZ em operação, com previsão de expansão para 129 unidades. Todas estão instaladas em praças públicas – sendo sete em Campo Grande – e em locais estratégicos. Além disso, o videomonitoramento possui 28 câmeras OCR, que realizam a leitura automática de placas veiculares, com oito delas na Capital e as demais distribuídas pelas rodovias estaduais.

 

A central de controle em Campo Grande é realizada pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e pelo BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária). Já no interior, os Comandos de Policiamento de Área (CPAs) são responsáveis pela vigilância, o que garante cobertura estadual e integração entre as unidades da PM.

 

Entre as principais funções do sistema estão o acompanhamento em tempo real de situações suspeitas, apoio a investigações, agilidade no acionamento de equipes operacionais e suporte em ocorrências como acidentes de trânsito e desaparecimento de pessoas. Os resultados já incluem a recuperação de veículos furtados e roubados, além de maior eficácia na prevenção de delitos.

 

O uso do videomonitoramento reforça o policiamento ostensivo e amplia a capacidade de resposta das forças de segurança, contribuindo diretamente para a sensação de segurança da população sul-mato-grossense. Em Campo Grande, os trabalhos começaram em 4 de agosto deste ano e, de acordo com a gestão estadual, devem avançar progressivamente para outras regiões. *Com informações da PMMS.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários