Gaeco deflagra operação contra corrupção em Terenos; prefeito é preso

Ação cumpriu 16 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão

Da Redação


O prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, foi preso na manhã desta terça-feira (9) durante a “Operação Spotless”, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do MPE-MS (Ministério Público Estadual) de Mato Grosso do Sul. A investigação apura um esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações e pagamento de propina.

Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 59 mandados de busca e apreensão nos municípios de Terenos e Campo Grande.

Esquema criminoso

De acordo com o Gaeco, foi constatada a atuação de uma organização criminosa instalada na administração municipal de Terenos, com núcleos bem definidos e sob liderança de um agente político — identificado como o prefeito preso nesta manhã.

O grupo criminoso utilizava servidores públicos corrompidos para fraudar licitações, direcionando os certames para empresas previamente escolhidas. Editais eram moldados de acordo com os interesses do esquema, simulando competição legítima. Apenas no último ano, os contratos resultantes dessas fraudes ultrapassaram R$ 15 milhões.

Além disso, havia o pagamento de propina a servidores e gestores, que atestavam falsamente a entrega de produtos e serviços ou aceleravam trâmites para o pagamento de notas fiscais.

Provas e antecedentes

As investigações se basearam, em parte, em provas extraídas de celulares apreendidos durante a “Operação Velatus”, autorizadas judicialmente e que revelaram o modus operandi da organização criminosa, permitindo identificar o líder do esquema.

A ação contou com apoio do Bope (Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais).

O nome “Spotless”, que significa “sem manchas” em inglês, faz referência à necessidade de que os processos de contratação no serviço público sejam realizados de forma transparente e sem máculas.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Terenos afirmou que ainda não foi informada oficialmente sobre o motivo da operação. O Executivo municipal disse que está colaborando com as autoridades.

"A Prefeitura Municipal de Terenos informa que, na manhã desta terça-feira, está sendo realizada uma operação em suas dependências. Até o momento, o Poder Executivo Municipal não foi oficialmente comunicado sobre o real motivo da ação. Ressaltamos, porém, que a Prefeitura está colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos que se fizerem necessários para o esclarecimento dos fatos. Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito às instituições."

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários