Economia & Negócios / Economia
Estatais têm déficit recorde de R$ 2,1 bilhões em julho, aponta Banco Central
O resultado superou o recorde anterior, de julho de 2024, quando o déficit havia sido de R$ 1,7 bilhão
Luis Gustavo, Da Redação*
As estatais brasileiras registraram déficit de R$ 2,1 bilhões em julho de 2025, o maior da série histórica para o mês. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Banco Central, no relatório Estatísticas Fiscais.
O resultado superou o recorde anterior, de julho de 2024, quando o déficit havia sido de R$ 1,7 bilhão. A trajetória recente mostra oscilações significativas nas contas dessas empresas públicas, com alternância entre superávits e déficits.
Histórico do resultado primário das estatais em julho
-
Julho de 2020: superávit de R$ 789,8 milhões
-
Julho de 2021: superávit de R$ 785,6 milhões
-
Julho de 2022: déficit de R$ 1,3 bilhão
-
Julho de 2023: superávit de R$ 904,4 milhões
-
Julho de 2024: déficit de R$ 1,7 bilhão
-
Julho de 2025: déficit de R$ 2,1 bilhões
Segundo o BC, o comportamento das contas das estatais reflete, em parte, a elevação de despesas operacionais e os efeitos de conjunturas específicas de cada setor em que essas empresas atuam.
Setor público consolidado
O setor público consolidado – que inclui União, Estados, municípios e estatais – também apresentou forte deterioração em julho. O déficit primário somou R$ 66,6 bilhões, o segundo maior já registrado para o mês.
A Dívida Bruta do Governo Geral, que engloba o governo federal, o INSS e administrações estaduais e municipais, chegou a 77,6% do PIB em julho, o equivalente a R$ 9,6 trilhões. O índice avançou 0,9 ponto percentual em relação ao mês anterior, refletindo o aumento do endividamento em meio ao desequilíbrio fiscal.
*Com informações da CNN.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





