PF revela corrupção na Educação de MS com contratos acima de R$ 20 milhões

Comissões de 5% eram pagas aos intermediários e divididas com funcionários públicos

Da Redação


A Polícia Federal, em ação conjunta com a CGU (Controladoria-Geral da União) e a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (21) a “Operação Vox Veritatis” para apurar suspeitas de fraudes milionárias em contratos da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul). A ofensiva é desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, que também investigaram desvios de recursos públicos federais no Estado.

Segundo a investigação, empresários, em parceria com servidores da SED, manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com sobrepreço, garantiam o repasse de comissões de 5% sobre o valor negociado aos intermediários do esquema. Essa comissão era então dividida com os servidores públicos envolvidos.

Apenas dois dos contratos sob investigação somam mais de R$ 20 milhões, valor que pode ser ainda maior com o avanço das diligências. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. Os alvos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a licitações.

Conforme apurado pelo “Campo Grande News”, um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em uma residência localizada na Rua das Garças, em Campo Grande.

O nome da operação, Vox Veritatis, expressão latina para “voz da verdade”, foi escolhido para simbolizar o papel das instituições na revelação de fraudes ocultas que desviaram verbas da educação pública.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários