Estética automotiva: a tendência que une beleza e mais funcionalidades aos veículos

Esses serviços são cada vez mais procurados pelos apaixonados por carros, seja para personalização ou para conservação de pintura e acessórios

Da Redação


Trazer novamente aquele aspecto de carro recém-saído da concessionária não só é algo desejado, mas também algo possível e cada vez mais procurado pelos donos de automóveis. A chamada estética automotiva, ou “car care”, algo que já era popular no exterior, agora vira tendência no Brasil. Através de técnicas específicas, é possível dar uma cara nova para praticamente qualquer veículo, seja ele usado, seminovo ou até mesmo novo.

As técnicas são abrangentes: elas envolvem desde a restauração de lanternas a serviços de higienização interna. A ideia é revitalizar o carro como um todo, seja em partes externas como lataria, para-choques e nas já citadas lanternas, como internamente, trazendo vida nova para acessórios, estofamentos e acabamentos. Através disso, busca-se valorizar o carro, dar mais personalidade, além de aumentar a sua conservação e vida útil.

Por conta desta demanda, oficinas que oferecem serviços de estética automotiva têm crescido no Brasil, apontam os dados. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de serviços automotivos mostrou um incremento de 8,3% em 2021, em comparação com o ano anterior, totalizando uma movimentação de mais de R$ 6 bilhões.

O aumento desta fatia de mercado vem acompanhado do incremento nas vendas de automóveis novos e usados. A reboque, vem a procura por lavagens ecológicas, devido à crescente preocupação com o meio ambiente. Além disso, os proprietários buscam valorizar a aparência de seus veículos utilizando produtos especiais e desenvolvidos para sua maior conservação. E, para obter um serviço profissional, utilizam os serviços dos centros de estética automotiva.

Estes centros oferecem uma gama de serviços. Para a lataria, são comuns a vitrificação e o espelhamento, por exemplo. O primeiro recupera as cores originais do carro e traz brilho, através da aplicação de uma película líquida que reveste o veículo, agindo principalmente na proteção da pintura contra agentes externos, além de remover pequenos arranhões. Já o espelhamento age diretamente sobre a tinta original, removendo imperfeições, e é mais indicado para carros com pintura mais riscada ou fosca.

Ainda na parte externa, o martelinho de ouro é oferecido para reparar pequenos amassados e batidas, geralmente de maneira rápida, trazendo um aspecto de novo para áreas que sofreram algum tipo de choque. Já para os faróis e as lanternas há o polimento, que retira aquele aspecto amarelado que costuma aparecer com o tempo, garantindo mais luminosidade e até mesmo visibilidade para o motorista. A impermeabilização dos para-brisas é outro serviço que traz mais segurança, pois auxilia na repelência da água contra o vidro em dias de chuva.

Já no interior do veículo a grande pedida fica por conta dos serviços de descontaminação e higienização de bancos, teto, painel e tapeçarias. Esses serviços atuam na remoção de manchas e sujeiras, principalmente as acumuladas em locais de difícil acesso, garantindo mais beleza para a parte interna, além de proteção contra a ação de bactérias e fungos, através da eliminação de resíduos. Algumas técnicas são capazes de limpezas profundas, além de conseguir eliminar cheiros fortes, como o de cigarro. É o caso da oxi-sanitização.

Ter um carro bem-cuidado e conservado é algo muito prazeroso, ainda mais quando sua personalidade está impressa nele. Para diferenciá-lo ainda mais, é possível instalar acessórios de apelo estético e funcional, como, por exemplo, um estribo lateral. Seja para levar a família para passear ou viajar em grande estilo, a estética automotiva é uma tendência que veio para ficar.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!