Saúde realiza bloqueios com inseticida para combater Aedes aegypti

Deixem portas e janelas abertas para que o trabalho seja realizado de forma eficiente

Ascom/PMB


A incidência de infestação do mosquito Aedes aegypti tem atingindo níveis preocupantes em Batayporã. Com pelo menos 12 casos suspeitos de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Entomológica, está reforçando ainda mais suas ações para combater o vetor transmissor da doença.

A semana iniciou com ações de bloqueio em áreas onde há suspeitas de casos de dengue, tendo como base notificações encaminhadas pelas unidades de saúde. Conforme cronograma, a nebulização será desenvolvida nas vilas Maria Gonçalves, Nídio Boffo e Catidiano Duarte, na área central da cidade, bem como nas vilas Benedito Scheafer e Militar, além de pontos estratégicos.

O método consiste na pulverização de um inseticida que tem como objetivo eliminar o mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus. Para que o trabalho seja realizado de forma eficiente, a equipe orienta os moradores para que deixem portas e janelas abertas. Pessoas acamadas, alérgicas, idosos e crianças devem ficar em cômodo isolado durante a pulverização de inseticida ou permanecer fora da casa, evitando assim alguma alteração.

Mesmo usando várias formas para alertar a população sobre o perigo do mosquito, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias ainda encontram dificuldades para entrar em residências e remover os focos do Aedes aegypti e orientar os moradores.

O coordenador de Vigilância Sanitária e Entomológica, Anderson Tolotti, ressalta que durante as vistorias nos imóveis se for encontrado ambiente propício ao criadouro de larvas do mosquito, ou mesmo não existindo larvas, o proprietário do imóvel está sendo notificado para efetuar a limpeza do quintal.

Além da ação de bloqueio, a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta, tanto na parte preventiva, com a realização de mutirão, como a eliminação de criadouros em áreas consideradas críticas.

A Prefeitura também tem redobrado os cuidados com os serviços de limpeza em locais públicos, em que uma equipe da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente estão mobilizados nos trabalhos que envolvem corte de grama, roçada, varrição, limpeza de terrenos, recolhimento de galhos e outros materiais descartados irregularmente pela população.

Denúncias

Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem ser feitas por meio dos canais de denúncia da Saúde: (67) 99263-8458 Elivânia, (67) 99229-8913 Jeniffer, (67) 99123-6498 Célia, (67) 99231-6927 Carlos e (67) 99271-2982 Anderson.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!