Choque, Bombeiros e PRF retiram famílias de fazenda ocupada em janeiro

Da Redação


Decisão judicial de março deste ano é cumprida nesta quinta-feira (14), com a retirada de 20 famílias da Fazenda Bordon, em Nova Alvorada do Sul, ocupada no começo desse ano por integrantes do Movimento de Agricultura Familiar Sul-mato-grossense (MAF). Cerca de 100 policiais do Batalhão de Choque de Campo Grande, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros da Capital participam da ação.

Segundo o “Correio do Estado”, a reintegração de posse foi concedida à empresa que administra a fazenda, Swift Armour S/A Indústria e Comércio, em março deste ano pela justiça em Nova Andradina, mas o MAF recorreu da decisão no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que negou o recurso no último dia 28 de junho.

O relator do caso é o desembargador Vladimir Abreu da Silva. Com isso, a ordem de reintegração de posse foi reformulada e expedida anteontem.

Comandante da operação, o tenente-coronel do Choque, Marcos Paulo, disse ao “Correio do Estado” que as cerca de 20 famílias que estavam na fazenda na manhã de hoje deixam o local pacificamente.

Ao todo, são aproximadamente 150 barracos montados nas terras, mas poucas famílias permaneciam ocupando a propriedade. A expectativa é que toda operação seja encerrada no fim do dia.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!