Cidades & Região / Nova Andradina
Nova Andradina participará de Rede de Enfrentamento e Controle da Obesidade
Da Redação
Nova Andradina foi um dos municípios selecionados para receber qualificação da Rede de Enfrentamento e Controle da Obesidade (Rede ECO-AB) no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS), porta de entrada dos usuários nos sistemas de saúde.
O curso contemplará as equipes multiprofissionais de atenção primária em saúde – os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF). “Vamos trabalhar as mesmas nuances de prevenção e promoção da saúde, que chamamos de tecnologia leve dentro do SUS, para tentar pelo menos barrar o crescimento da obesidade, dar alguma solução para o problema que já temos, integrando as 11 microrregiões de saúde do estado”, afirmou Camila Medeiros da Silva Mazetti, coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan).
O primeiro curso será voltado a gestores em saúde e está relacionado à Política Nacional de Alimentação e Nutrição, abordando questões sobre o manejo da obesidade, desafios, como trabalhar a promoção e prevenção e não só a recuperação da saúde. O curso será focado nos coordenadores da APS e nos coordenadores da área técnica de alimentação e nutrição, com convite estendido aos secretários municipais de saúde.
De acordo com a profissional, a proposta visa, por meio dos interlocutores, apresentar algumas ferramentas de autocuidado em saúde para o cidadão, informações que serão repassadas não somente por nutricionista, mas também médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, entre outros profissionais que trabalham com a obesidade de alguma forma. Os cursos serão iniciados em 2020.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!
