Dicas para evitar contratempos e ir bem na prova de processo seletivo da Educação

Subcom


Mais de 24 mil candidatos realizam neste domingo (19) as provas do processo seletivo para professor temporário da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul em Campo Grande e em Dourados. Sabendo que os dias que antecedem uma prova de concurso costumam ser de muita ansiedade, o Portal MS preparou algumas dicas que podem fazer a diferença no dia.

Na véspera da prova, já deixe separado os materiais que serão utilizados no dia seguinte, e relacione os documentos que devem ser levados: Documento oficial com foto, formulário e documentos que deverão ser entregues no dia e irão compor a prova de títulos, além de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. Levar mais de uma caneta é importante para o caso de alguma delas falhar durante a avaliação.  

Verificar com bastante atenção o local de prova para evitar contratempos. Em Campo Grande, por exemplo, há dois campus da Uniderp (Agrárias e Ceará), portanto é fundamental que o candidato confira no edital de ensalamento em qual das unidades fará o concurso. Planejar o tempo que gastará para chegar ao destino, considerando possíveis contratempos, como trânsito lento e local para estacionar, também é muito importante.

Outra dica essencial, e que inclusive é uma recomendação da Secretaria Estadual de Educação (SED) no edital, é de que os candidatos estejam nos seus locais de prova com, no mínimo, 1 hora de antecedência. Os portões serão fechados pontualmente às 15 horas, horário de Mato Grosso do Sul.

Aparelhos eletrônicos – telefone celular, bip, relógio de qualquer espécie, walkman, pager, notebook, palmtop, máquina fotográfica, gravador, aparelho portátil de armazenamento e de reprodução de vídeos, receptor de mensagens, agenda eletrônica ou similares – não são permitidos. Para não correr o risco de ser excluído do processo, evite o uso de qualquer um dos itens. No caso de celulares, desligue o aparelho antes mesmo de entrar na sala de provas.

Mesmo a prova sendo no período vespertino, procure dormir bem a noite, e estar relaxado no dia seguinte. No almoço, evite alimentos pesados e gordurosos. A recomendação é uma refeição leve que o candidato já esteja acostumado. Manter o corpo hidratado também faz parte do roteiro de dicas, podendo inclusive, ingressar com uma garrafinha de água (transparente) no local de prova.

Ao receber o seu caderno de provas e a folha de respostas (gabarito), respire fundo, mantenha a calma, leia com atenção as informações e confira se os seus dados pessoais estão corretos. Especialistas em concursos recomendam sempre começar pelas questões mais fáceis, e pular as que irão demandar mais tempo para serem resolvidas.

Não responda logo de cara o cartão resposta. Caso seja possível, guarde um tempo no final da prova para revisar as questões e então, marcá-las no gabarito.  Tenha cuidado para não molhar, amassar ou rasurar a folha de respostas.

A prova escrita objetiva do processo seletivo da educação terá duração de três horas, e será composta por 30 questões de múltipla escolha, cada qual contendo cinco alternativas, sendo apenas uma a correta. A avaliação será de zero a trinta pontos.

Não esqueça de levar o envelope com os documentos que irão compor a segunda fase do processo: a prova de títulos. O envelope deverá estar lacrado, e precisa ter a identificação completa do candidato, conforme especificado em edital.

A prova escrita possui caráter eliminatório e classificatório, enquanto a avaliação curricular é exclusivamente classificatória.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!