Número de brasileiros detidos nos EUA em 2018 foi o maior em 11 anos

Da Redação


A quantidade de brasileiros detidos pela Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos em 2018 foi a maior em 11 anos. Foram 18 mil no ano, mais de 10 vezes o total de 2017, quando cerca de 1,6 mil foram presos. Só em outubro e novembro deste ano, a Patrulha de Fronteira deteve mais de 3 mil brasileiros. As informações são da Alfândega e Proteção de Fronteiras e Dados históricos dos EUA e foram divulgadas pela “CNN” nesta quinta-feira (12).

A entrada ilegal de brasileiros nos EUA cresceu em meio a 1 aumento geral de estrangeiros que chegaram à fronteira sul norte-americana no período, sobretudo imigrantes da América Central. Em entrevista coletiva à imprensa na última terça-feira (10), o secretário adjunto interino de Segurança Interna dos EUA, Ken Cuccinelli, disse que a potência mantém “conversas” com o Brasil sobre o crescente número de cidadãos que chegam à fronteira com o México. Ele enfatizou que mais brasileiros têm aparecido na fronteira sul, e que isso aumenta o desafio do país norte-americano naquela região.

Nos últimos meses, o governo norte-americano tem dialogado com países do Triângulo Norte da Guatemala, Honduras e El Salvador com o objetivo de enviar para esses países os estrangeiros que buscam asilo na fronteira EUA-México.

Mais de 850 mil migrantes foram detidos nos EUA em 2019. Segundo a “CNN”, tanto o Serviço das Alfândegas e Proteção das Fronteiras quanto o Departamento de Segurança Interna não forneceram mais explicações sobre as causas para o aumento das detenções.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!