A paz no Brasil

*Flávia Pimenta


A carência e a urgência da paz são UNIVERSAL, penso eu que, aliada a busca da felicidade seja a nossa meta de vida, ou ainda, arrisco dizer que uma depende da outra. Que paz e felicidade andam lado a lado.

Paz é um estado, é a ausência de conflitos e problemas e isso tudo é inerente ao ser humano, ou seja, além de um anseio, depende dele alcançá-la e o que o afasta dela é outro ponto também a ele inerente: a ganância. É uma dualidade guerreando em nós que nos afasta de uma e nos aproxima de outra.

A ganância engloba muitas ações destruidoras, porém na medida é um estímulo a lutar, estudar, trabalhar, desejar vencer, quando desmedida nos torna egoístas, mentirosos manipuladores e os conflitos partem desse princípio.

Atento a singularizar e falar apenas do Brasil é obvia a ausência de paz no cenário que vivemos. Claro que há estados, cidades, comunidades e famílias que vivem em paz, mas no contexto geral ela é extinta. Não há paz diante de diferenças sociais, diante da incapacidade de ação, diante do poder e tirania de poucos. A falta de perspectiva em que os brasileiros se encontram é desoladora.

Somos obrigados a pagar por um sistema corrupto, que não atende as necessidades do povo e enriquece os seus manipuladores, de uma politica vergonhosa que rouba nosso tempo de trabalho, rouba nosso suor e nos devolve o deboche e a constatação de riquezas privadas de extremos gananciosos.

Lutamos por saúde, educação, segurança, igualdade, emprego, pagamos por cada uma dessas lutas e recebemos em troca; filas em hospitais com pessoas morrendo sem atendimento, professores desistindo de suas funções por causa de uma remuneração burlesca, assaltos e roubos a luz do dia tirando nossos bens e afetos, policiais preteridos a bandidos, desigualdades gritantes onde uns passam fome enquanto nossa terra produz alimento, é uma guerra que embora lutada por muitos é vencida por um.  Por um sistema falido e corrupto.

Por mais bondade, fé e altruísmo que exista entre os brasileiros é impossível manter a paz dentro de um campo de guerra. É uma infelicidade ter nossos sonhos enterrados e nossa ação submergida. Mas ainda há esperança, ainda buscamos forças para quem sabe um dia romper esse sistema esdrúxulo, cessar essa guerra “invisível” e alcançarmos a tão sonhada e almejada paz.

*Escritora e autora de três livros em Nova Andradina; “No seu olhar, No seu sorriso e Como está a sua Fé”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!