Livro que homenageia Antônio Mendes Canale será lançado nesta sexta

Obra reúne momentos importantes da vida de um dos maiores políticos de Mato Grosso do Sul

Raquel Souza


Contador, advogado, empresário, prefeito de Campo Grande e senador, esses foram alguns dos cargos ocupado por Antônio Mendes Canale, um dos mais importantes políticos do Estado. Para não deixar que sua história se perca, o autor e ex-desembargador Rêmolo Letteriello decidiu reunir os momentos e fatos mais marcantes no livro “Reverenciando Canale: Um marco de bravura moral”, que será lançado nesta sexta-feira (16), às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. “O que me animou a escrever sobre ele foi a constatação de que a sua história de vida estava passando sem registro, deixando de ser percebida principalmente pelas novas gerações”, relata o autor.

O livro foi dividido em onze partes. As duas primeiras tratam das origens de Canale e do início de sua vida particular, baseadas em manuscritos que ele mesmo escreveu, denominados “Manuscritos Inacabados de Antônio Mendes Canale – 1923-2006”. “Extraí as informações neles contidas com a preocupação de manter a mais absoluta fidelidade ao seu texto”, explica Letteriello. Nos demais capítulos estão fatos interessantes sobre o começo de sua vida político-partidária e sua atuação parlamentar como deputado estadual, deputado federal e senador da República, ressaltando o trabalho como prefeito de Campo Grande por duas vezes, antes da divisão do Estado.

Estão presentes no livro diversos artigos assinados por Canale e divulgados pela imprensa local, que tratam de momentos da política estadual e nacional. Por fim, o autor se preocupou também em colher depoimentos de pessoas próximas ao homenageado, familiares, amigos, companheiros de trabalho e admiradores. “Além de resgatar a memória de Antônio Mendes Canale, espero que o livro seja instrumento de auxílio para a formação ética, moral, cívica e humanística dessa e das nova gerações, para que, ao tomarem conhecimento das qualidades e virtudes desse notável homem público, nele se inspirem”, finaliza.

Serviço

O lançamento do livro “Reverenciando Canale: Um marco de bravura moral”, escrito pelo autor Rêmolo Letteriello e publicado pela Life Editora, será realizado nesta sexta-feira, dia 16 de março, às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, localizada na Rua 14 de Julho, 4715 - São Francisco, em Campo Grande.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!