''Buscamos melhorar a qualidade do atendimento à população'', diz o comandante Rodrigo Lima

Comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina

Glaucia Piovesan, Da Redação


No comando do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Nova Andradina há 60 dias, o capitão Wellington Rodrigo de Lima Bento afirmou que a sua principal missão é buscar “melhorar ainda mais a qualidade do atendimento à população”. Também estão entre as prioridades do novo comandante dar sequência no trabalho realizado até então e o fortalecimento de ações preventivas.

O capitão Rodrigo Lima, como é chamado no meio militar, concedeu a primeira entrevista ao Jornal da Nova e afirmou: apesar do município estar localizado numa região estratégica muito complexa, próximo à divisa dos estados de São Paulo e Paraná, o acolhimento que recebeu tanto da tropa, como também do governo municipal, comércio e da sociedade em geral foi muito importante nestes primeiros meses.

“Fui muito bem recepcionado. A major Tatiane deixou as portas abertas em todos os setores e estamos tendo um bom relacionamento com as autoridades constituídas. Alguns projetos demos prosseguimento e outras ações fazem parte de um planejamento estratégico mensal de eventos em parceria com órgãos municipais e estaduais”.

O Projeto Bombeiros do Amanhã, iniciado a pouco mais de 15 dias com 35 adolescentes de 12 a 15 anos é um dos que tiveram continuidade. “Prefeitura e empresas estão nos apoiando financeiramente com a alimentação. É uma iniciativa que envolve adolescentes carentes com aprendizado e socialização. As aulas vão até novembro deste ano”, afirma.   

Na análise do comandante, o efetivo de 35 homens que atuam em duas bases – Nova Andradina e Nova Casa Verde – é suficiente para desenvolver o trabalho de forma condizente com a realidade. Em casos de sinistro ou acidente de grande volume, já está definido um plano de chamada em que militares em folga podem ser acionados extraordinariamente.

Os investimentos em equipamentos e novas viaturas também estão a contento da corporação. “Temos três viaturas de unidade de resgate, uma caminhonete para as ocorrências no âmbito rural, duas viaturas de combate ao incêndio e equipamentos novos”, defende, evidenciando que, em maio, a corporação receberá 17 capacetes de combate ao incêndio, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Renato Câmara no valor de R$ 20 mil.

Para o novo comandante, o foco das atenções deve ser os acidentes de trânsito nas rodovias. “Estamos na rota de várias rodovias do Estado e de vicinais, que nem sempre estão bem sinalizadas, principalmente, as vias rurais, onde estão acontecendo a maioria dos acidentes”, esclarece.

Com relação a área urbana, o comandante afirma que houve uma redução nos índices de acidentes devido à melhora na sinalização viária e as blitzes educativas realizadas periodicamente.  “As colisões entre veículos e motos e o atropelamento de ciclistas e pedestres têm sido mais comuns, mas os índices não são alarmantes. No mês de maio algumas ações preventivas já estão sendo articuladas para orientar e educar para o trânsito”, relata o capitão.

 

Trabalho preventivo e redução de trotes

Com a experiência de quem está no Corpo de Bombeiros há 10 anos, atuou por dois anos como subcomandante em Corumbá e em Campo Grande, o capitão Rodrigo Lima acredita que os serviços devem ser oferecidos de forma integrada e o trabalho preventivo é de grande importância para a cidade.

Um dos dados que merecem destaque entre as ocorrências nestes primeiros dois meses de sua atuação foram os registros de trotes, 16 no total. “Começa o ano letivo, aumentam os trotes. Cerca de 90% desses trotes ocorrem nos horários próximos a entrada e saída das escolas. Para diminuir este índice, por exemplo, vamos utilizar os próprios Bombeiros do Amanhã para realizar uma campanha sobre o assunto. A ideia é que os adolescentes conversem entre eles, sejam multiplicadores e conscientizem a não passarem trotes”, pontua.

Ainda na prevenção, a média de vistorias em estabelecimentos é de 5 a 8 por dia e uma empresa foi interditada. Na outra ponta, faz parte do planejamento do Corpo de Bombeiros a execução de planos de evacuação e planos de emergência em hospitais, frigoríficos e outras empresas, combate a incêndio em vegetação, cursos de produtos perigosos, instruções com militares, palestras nas escolas, entre outras ações.

“As parcerias com o Executivo municipal ou com a sociedade civil organizada são o caminho. A união é o caminho. Temos que buscar essas parcerias para desenvolver um serviço melhor para a população. Estamos buscando também dar maior qualidade aos atendimentos através da realização instruções focadas em determinadas áreas. O objetivo é aplicar esses conhecimentos e dar uma resposta cada dia melhor a todos que necessitam dos nossos serviços”, conclui.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!