Em Batayporã, Hospital São Lucas fecha as portas por falta de médicos

Glaucia Piovesan/Luis Gustavo


Depois da mobilização e ameaça de greve dos servidores municipais devido ao atraso no pagamento dos salários, agora é a vez do Hospital São Lucas fechar as portas e suspender o atendimento à população a partir desta terça-feira (25).

Segundo informações do presidente da Sociedade Hospitalar São Lucas, José Antônio Frutuoso (Zuada), os médicos teriam dado um ultimato até o dia 21 de outubro para que os salários atrasados há dois meses fossem quitados. Como o pagamento não foi efetuado, os profissionais decidiram parar nesta segunda (24). “Sem médicos para os plantões diários, a unidade hospitalar optou por paralisar as atividades”, afirmou.

Os pacientes que precisam de atendimento estão sendo orientados a procurar as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos bairros ou, em casos mais graves, encaminhados ao Hospital Regional de Nova Andradina, Francisco Dantas Maniçoba.

Ainda de acordo com Zuada, os médicos entraram com uma ação na Promotoria de Justiça para tentar receber os salários atrasados. A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã deverá se reunir nesta tarde (25), com os funcionários do Hospital na tentativa de fazer um acordo, disse, sem detalhar o que será proposto.

O Jornal da Nova apurou que o repasse do Governo do Estado ao Hospital São Lucas está em dia, porém, não é suficiente para arcar com todos os custos. Já o repasse do município, no valor de R$ 128 mil mensais, não é realizado há mais de dois meses. “Esses recursos são empregados diretamente no pagamento dos salários dos médicos e demais servidores. Sem esse dinheiro não é possível prestar atendimento médico-hospitalar”, alerta o presidente da instituição.

Nova Andradina

Embora os moradores de Batayporã tenham que buscar atendimento médico em Nova Andradina, o diretor do Hospital Regional de Nova Andradina, José Carlos Paiva Souza, o 'Tito', disse ao Jornal da Nova que não foi comunicado formalmente sobre o fechamento do Hospital São Lucas, em Batayporã, e recebeu apenas um telefonema na noite de segunda-feira (24), no qual foi informado de que o Hospital fecharia as portas.

Segundo Tito, o Hospital Regional está a disposição da população de Batayporã, embora ficará um pouco 'sufocado', já que o mesmo atente outras cidades, como Taquarussu onde o Hospital Municipal está em reforma.

"Espero que esse empasse entre médicos e prefeitura se desfaça o quanto antes, quem perde é a população”, disse Tito.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!