''Zona Azul'' começa a funcionar no dia 15 de agosto em Nova Andradina

De 8 a 13 de agosto, funcionários estarão nas ruas para orientar os usuários sobre o sistema de estacionamento rotativo

Glaucia Piovesan


Inicialmente previsto para entrar em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (25), o estacionamento rotativo de Nova Andradina deve começar a operar efetivamente no dia 15 de agosto. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (21), na Acina, com a presença do presidente da Serrana Mobilidade, Odair José Mannrich e do técnico responsável pelo desenvolvimento do sistema, Jonas Mozzer.

Segundo os responsáveis pela empresa vencedora da concessão para implantação do sistema Zona Azul, o adiamento se deve a questões burocráticas. Porém, isso não vai interferir na data estipulada em contrato.  

Na semana que antecede a implantação, de 8 a 13 de agosto, o estacionamento rotativo vai funcionar em caráter experimental e não será cobrado. Neste período, funcionários estarão nas ruas e no escritório da empresa, tirando eventuais dúvidas dos usuários e orientando sobre o procedimento para a compra dos tickets de estacionamento e outras formas de fazer a sua aquisição. O partir do dia 15, a cobrança se inicia normalmente.

Para o proprietário da empresa, Odair Mannrich, a principal vantagem da implantação da Zona Azul para o usuário é a democratização do estacionamento. “A questão da mobilidade urbana é um problema crônico da maioria das cidades, pois a frota de veículos cresce a cada dia e o número de vagas disponíveis não acompanhava este crescimento, como é o caso de Nova Andradina. Além disso, os dados revelam que 40% dos engarrafamentos acontecem porque os motoristas estão à procura de uma vaga e não conseguem estacionar. Sem dúvida, essa medida vai melhorar o trânsito, o comércio e a qualidade de vida das pessoas”, avalia.

Conforme informações de Jonas Mozzer, todas as tecnologias disponíveis no mercado estão sendo utilizadas de forma a facilitar a vida dos motoristas. Por isso, cerca de 70 postos de vendas estão credenciados pela Serrana Mobilidade, para revender as horas do estacionamento. Para comprar é necessário apenas informar a placa do veículo e o tempo que deseja permanecer estacionado. Também é possível baixar um aplicativo gratuito no celular para efetuar a compra dos tickets. Clique aqui e confira os postos de venda.

Área demarcada Azul e Verde - Foto: Jornal da Nova

“As vagas já estão demarcadas. Nos próximos dias, será feita a sinalização horizontal e vertical. A partir do momento que se estaciona o veículo, o usuário terá uma hora para adquirir um ticket. Se for emitido um aviso de cobrança, mas neste período o motorista adquirir o crédito, tanto o revendedor quanto o fiscal terá uma ‘maquininha’ e vai digitar a placa do veículo, liberando-o automaticamente. Não é necessário voltar ao veículo para colocar um papel”, explica.

Estão disponíveis para o estacionamento rotativo um total de 1.500 vagas, sendo 1.100 para veículos e 400 motos. Segundo levantamento da empresa, hoje, 80% das vagas estão ocupadas. A expectativa é que após a implantação do sistema, a taxa de ocupação reduza para 25%, ampliando a oferta de vagas nas áreas onde o fluxo de veículos é maior.

Funcionamento

Na área azul, o veículo pode permanecer até 2 horas. Já na área verde, pode ficar estacionado até 4 horas. Após este período, necessariamente, o veículo deve fazer o rodízio. O estacionamento rotativo deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Confira as tabelas de preços da Zona Azul - Foto: Jornal da Nova

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!