Agricultores da Linha da Amizade aderem ao Programa de Aquisição de Alimentos

Vereador Zé Bugre foi grande articulador para que os agricultores familiares pudessem participar do programa do Governo Federal

Da Assessoria


Famílias de agricultores assentados no Projeto de Assentamento Teijin, da Associação Linha da Amizade, realizaram na manhã desta quinta-feira (28), a segunda entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, em que participam 10 produtores.

A entrega de alimentos foi realizada no Lar Sagrado Coração de Jesus (asilo), na Casa do Migrante e na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae). Nesta segunda entrega, o total de alimentos repassados somou 2.010 quilos, de produtos como melancia, limão, maxixe, abóbora e mandioca.

A primeira entrega, realizada há 15 dias, totalizou 1.803 quilos, de produtos como melancia, maxixe, abóbora e mandioca, e foi acompanhada pelo vereador Zé Bugre, 1º secretário da Câmara, vereador Robertinho Pereira, e pelo prefeito em exercício Milton Sena.

O presidente da Associação Linha da Amizade, João Ferreira, falou sobre o desafio para que os 10 produtores pudessem participar do PAA. “Foram mais de seis meses de burocracia, e com o apoio do vereador Zé Bugre, conseguimos providenciar toda a documentação para participarmos deste programa”, informou José Ferreira, que afirmou que há previsão de adesão de mais 16 agricultores familiares, e que a estimativa é de que a doação de alimentos seja mais que dobrada com mais associados participando do programa.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Governo Federal, com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O programa propicia a aquisição dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Em Nova Andradina, este é o primeiro grupo que produz alimentos que está cadastrado neste programa. “Estamos bastante satisfeitos, pois todos ganham com este programa. Os projetos sociais recebem os alimentos fresquinhos, recém colhidos, e os agricultores familiares podem escoar a sua produção com mais agilidade, a preços justos”, analisou o vereador Zé Bugre, que forneceu total apoio para que os agricultores familiares pudessem ter acesso ao programa.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!