IFMS tem 750 vagas abertas na graduação pelo Sisu

*Da Redação


Começam na próxima terça-feira (24), as inscrições para 750 vagas em cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A oferta é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

O edital com as regras do processo seletivo no âmbito do IFMS está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

São oferecidas sete opções de cursos superiores de tecnologia: Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos e Sistemas para Internet. O IFMS também oferta vagas para Agronomia, Engenharia de Pesca e licenciatura em Química.

Os cursos são oferecidos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí.

Inscrições 

De acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser feitas entre 24 e 27 de janeiro, exclusivamente pela Página do Sisu.

A seleção é restrita a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, divulgado na última quarta-feira, e que tenham obtido nota acima de zero na redação.

No edital do IFMS o candidato pode ter acesso ao Termo de Adesão, no qual constam as notas mínimas para ingressar nos cursos.

Ação afirmativa (cotas)

Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

A condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Bônus local 

Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Trata-se de uma ação afirmativa do IFMS de caráter local.

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.

A opção pelo bônus local também deve ser feita no ato da inscrição.

Cronograma 

A primeira chamada para os cursos será divulgada no dia 30 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro.

Os candidatos não selecionados podem se inscrever na lista de espera, na Página do Sisu, entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.

A segunda chamada deverá ser divulgada no dia 16 de fevereiro, na Central de Seleção do IFMS. Os selecionados deverão comparecer, no dia 17, para a reunião de manifestação em interesse na vaga. As matrículas serão entre os dias 17 e 20.

A partir do dia 21 de fevereiro serão divulgadas as demais chamadas, se houver vagas remanescentes.

Sisu 

É o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

O Sisu é realizado duas vezes por ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita e feita pela internet. *Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!