Terminal de Porto Murtinho integra multimodal para o transporte de aço até a Bolívia

Da Redação


O terminal portuário de Porto Murtinho foi contratado para integrar uma operação multimodal de transporte de 4.500 toneladas de aço bruto, até a Bolívia. A primeira parcela da carga chegou ao local no dia 12 de julho, vindo do município de Piracicaba (SP), da empresa Arcelor Mittal Brasil S/A, em um comboio formado por 20 carretas, com 35 toneladas cada veículo. A carga chegou a Porto Murtinho por via rodoviária, segue pela hidrovia do Rio Paraguai até a cidade de Puerto Quijarro, na província de Germán Busch, no leste do Departamento de Santa Cruz, na Bolívia, de onde segue de ferrovia até seu destino final.

De acordo com o diretor da Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM), Michel Chaim, “esse embarque reforça a importância do Terminal de Porto Murtinho como uma peça estratégica nas operações multimodais de cargas em Mato Grosso do Sul”. Chaim lembra ainda que a operação é resultado de um esforço conjunto com o governo do Estado “para estabelecer o porto como uma opção logística no Estado. Estamos trabalhando na estrutura e fazendo investimentos”.

A operação realizada no terminal de Porto Murtinho – a terceira, desde a sua reativação em outubro de 2015 – é resultado dos esforços do governo do Estado, por meio do Programa de Estímulo à Exportação ou Importação pelo Porto de Porto Murtinho (PROEIP). O programa foi instituído por meio de decreto que prevê o oferecimento de benefícios a empreendimentos que se instalarem no entorno do local. O PROEIP é executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e Secretaria de Fazenda (Sefaz).

“Além do decreto instituindo o PROEIP, o governador Reinaldo Azambuja assinou no mês de março deste ano o termo para o fomento dos portos de Ladário e Corumbá – durante a Rota do Desenvolvimento. Esses dois terminais também receberão benefícios fiscais do governo, semelhantes aos previstos no PROEIP, de Porto Murtinho”, lembra o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Segundo a prefeitura de Porto Murtinho, desde que o terminal portuário foi reativado pelo governo do Estado, já foram abertos 20 empregos diretos e outros 50 postos indiretos no local. Com assessoria do governo de MS

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!