Sul-mato-grossense faz parte de grupo suspeito de planejar atentado

Neto de libaneses foi preso, ontem, em operação da Polícia Federal

Correio do Estado


Operação Hashtag da Polícia Federal prendeu, ontem, sul-mato-grossense acusado de planejar atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos. Leonid El Kadri, que possui descendência libanesa, foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande junto com outros nove suspeitos. Ele havia sido preso, anteriormente, por homicídio e roubo.

Morador de Campos de Júlio (MT), conforme a revista "Veja", Leonid trabalhava como mecânico em agropecuária. Seu histórico criminal inclui condenação, de 18 anos e oito meses, por homicídio e roubo qualificado. Ele chegou a fugir da prisão em Araguaína (TO), se apresentando posteriormente em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). Junto com ele foi condenado Valdir Pereira da Rocha.

Divorciado, o sul-mato-grossense que nasceu em Campo Grande cursava engenharia mecânica na Faculdade Anhanguera. Antes havia frequentado escola evangélica e grupo de escoteiros por 11 anos no Tocantins. Nas redes sociais, adotou a identidade de Abu Khalled.

Hashtag

Mensagens de apoio aos últimos atentados do Estado Islâmico e tentativa de compra de armas entre brasileiros foram interceptadas, em redes sociais como Telegram e WhatsApp, pela Divisão de Antiterrorismo da Polícia Federal. O procedimento foi autorizado pela Justiça com base na Lei Antiterrorismo sancionada, em março, pela presidente afastada Dilma Rousseff.

Segundo o Ministério da Justiça, alguns dos investigados na operação chegaram a fazer juramento virtual ao grupo terrorista, mas não tiveram contato com membros do Estado Islâmico. As autoridades brasileiras classificam o grupo como “célula absolutamente amadora”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!